quarta-feira, 6 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher celebrado pela Educação



Dia Internacional da Mulher celebrado pela Educação

Em conjunto com a Secretaria de Administração, será feita na próxima sexta-feira (8/03/13), uma homenagem às funcionárias da prefeitura.

Rosas coloridas, que expressam as diferentes personalidades femininas, e um cartão de parabéns. É desta forma que as funcionárias da Prefeitura de Florianópolis, do prédio da rua Conselheiro Mafra, serão recepcionadas na sexta-feira pela manhã (08/03/13),  Dia Internacional da Mulher.  O evento, em conjunto com a Secretaria de Administração, faz parte do projeto de humanização da Secretaria de Educação. “Com esse gesto, queremos demonstrar para as profissionais da administração pública o quanto é importante o papel de cada uma na sociedade”, destaca a coordenadora do projeto, professora Dória Conceição de Moraes Vicente.

Um cartaz, concebido pelo designer Leopoldo Nogueira, enfoca as diferentes profissões das mulheres. O material será encaminhado para as escolas, creches e núcleos de educação infantil da rede municipal de ensino. O projeto de humanização tem como marco inicial o Dia Internacional da Mulher, mas pretende celebrar outras datas, como a Páscoa, Dia das mães e Dia dos Namorados.

Patrícia é mãe de Emily (foto), Daniel e Bruna, alunos da Escola Beatriz

A luta do sexo feminino

Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no dia 8 de Março de 1857, operárias têxteis ocuparam a fábrica que trabalhavam reivindicando, por uma redução no horário de mais de 16 horas por dia, além de salários melhores, já que recebiam menos de um terço do salário dos homens. Cerca de 130 funcionárias foram trancadas dentro da fábrica, e morreram em um incêndio. Em 1910, em uma conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, ficou decidido que em homenagem àquelas trabalhadoras, seria comemorado em 8 de Março o"Dia Internacional da Mulher".

Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

Reproduzido de Assessoria SME/PMF
06 mar 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.