domingo, 10 de março de 2013

Semana da Saúde na Escola: 11 a 15 de março de 2013



Programa Saúde na Escola

De segunda-feira (11/03) a sexta-feira (15/03), alunos do 1º ano à 8ª série do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) estarão envolvidos na Semana da Saúde na Escola. O evento  marca o começo das ações de triagem visual e de avaliação do desenvolvimento físico dos participantes por meio de exame antropométrico.

Essas são as principais iniciativas do Programa Saúde na Escola (PSE), coordenado pelas secretarias de Educação e de Saúde, em conjunto com o governo federal.

A Semana abordará também as drogas proibidas e as legalizadas. Cada escola contará com uma equipe de saúde da família da região para avaliar e orientar os alunos.

Óculos

A triagem visual checa se os alunos apresentam alguma deficiência para enxergar. Se houver anormalidades, os casos serão encaminhados para um oftalmologista. Quem precisar de óculos, o equipamento será fornecido gratuitamente. Desde a primeira triagem, em 2008, Já foram doados mais de 1.400 pares.

Na medida certa

O exame antropométrico é para estudar as medidas de tamanho, massa e proporções do corpo dos estudantes.  Os profissionais utilizam de uma tabela padrão da Organização Mundial de Saúde para detectar problemas, como obesidade ou obesidade grave e desnutrição.

Drogas

O tema drogas ilícitas será trabalhado com os jovens do 7º ano à 8ª série com a função de conscientizar e preveni-los quanto aos males da cocaína, maconha e crack. O perigo das drogas legalizadas, a exemplo do cigarro e de bebidas alcoólicas, também será enfocado.    

Reproduzido de PMF
10 mar 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.