Crianças entre 4 e 12 anos podem
ajudar a formular políticas públicas? Não só podem como devem. E se alguém tem
alguma dúvida de como ouvi-las neste processo de escuta, o projeto Criança
Pequena em Foco, do Centro de
Criação de Imagem Popular (Cecip) dá boas pistas. Ao longo de 2012, cerca
de 100 crianças das favelas Santa Marta, Babilônia e Chapéu-Mangueira,
localizadas no Rio de Janeiro, foram convidadas a participar de diferentes
oficinas para retratarem as comunidades e identificarem as necessidades locais,
auxiliando assim a construção de políticas públicas.
As dinâmicas foram sistematizadas e
reunidas na publicação “Vamos ouvir as
crianças?” que acaba de ser lançada pelo Cecip. O livro divulga as
metodologias utilizadas nas oficinas. “A publicação surge no contexto da
iniciativa Cidade Amiga da Criança do Unicef, que defende que o
respeito aos direitos das crianças nas cidades passa por incluir sua
participação no planejamento e execução de ações a elas destinadas. O Projeto
Criança Pequena em Foco também acredita nessa ideia e esse caderno é uma
ferramenta que convida órgãos públicos e organizações não-governamentais,
escolas e organizações comunitárias a incluir nas suas práticas a escuta das
crianças. Seria um desperdício não aproveitar sua criatividade, imaginação e
desejo de contribuir com o diagnóstico e com a solução para os problemas que
afetam a todos”, destaca Moana Van de Beuque, coordenadora do Projeto Criança Pequena em Foco.
A obra traz os detalhes de cada uma
das dez oficinas realizadas: confecção de crachás, leitura do livro crianças
como você; brincadeira lugares da comunidade; jogo os caminhos das crianças;
como se brinca na rua?; mapa afetivo; linha do tempo; o que é bom e o que é
ruim na sua comunidade?; vídeo jornal das crianças; e passeio fotográfico. “A
metodologia não é um camisa de força para a elaboração das oficinas, mas uma
referência, apenas. A partir das experiências dos facilitadores e das
características de cada grupo, novas propostas serão construídas e adaptadas,
em um aprendizado constante. A metodologia apresentada também pode servir de
inspiração para que outros temas e questões sejam trabalhados e pesquisados com
crianças”, destaca trecho da obra.
Faça o download do livro.
Reproduzido
de Revistapontocom
30 mai 2013
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