sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Exposição Papel-mundo no BRDE de Florianópolis: 3 a 18 de outubro de 2013


Exposição Papel-mundo no BRDE de Florianópolis: 3 a 18 de outubro de 2013

Existe um lugar onde os patos falam, onde os hipopótamos são roxos e onde a lua enguiça. São três mundos de papel. São três livros que nos levam ao “Papel-mundo”, um espaço expositivo que podemos atravessar ouvindo histórias e as fases de criação de cada história. Um lugar para crianças e ainda crianças. Onde os objetos curiosos nos despertam narrativas e o que dizemos de nós mesmos se torna papel-mundo. Um lugar para atravessar com os pés da invenção. O mundo onde o papel de cada um é descobrir e escrever de novo o mundo.

O Ministério da Cultura - MinC e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE têm a honra de convidar para o lançamento da exposição Papel-mundo.

Abertura
03 de outubro de 2013, às 15 h

Visitação
3 a 18 de outubro de 2013,
Das 9 h às 19 h, de segunda a sexta-feira

Local
Espaço Cultural Governador Celso Ramos
Térreo da Agência BRDE de Florianópolis
Av. Hercílio Luz, 617 – Centro

Entrada gratuita

+55 (48) 3221-8100

Jogos Escolares de Florianópolis tem destaque de premiação para a Escola Beatriz

Prof. Edilton (Diretor) e alunas

Parabéns aos alunos e alunas do Beatriz que brilharam nas quadras, participaram com espírito desportivo e trouxeram mais medalhas pra Escola!

O JESF e PARAJESF têm como missão fazer com que o esporte, aliado ao conhecimento, vá além da atividade física e torne-se uma ferramenta de autoconhecimento à juventude estudantil da capital catarinense. Os Jogos oportunizam aos estudantes vivências que promovem o desenvolvimento da autoestima, senso coletivo e funções psicomotoras que estimulam o crescimento dos jovens como seres humanos completos, de forma integral e social.

O público alvo do JESF são os alunos entre 11 e 16 anos regularmente matriculados em escolas de toda rede pública e privada da cidade de Florianópolis, divididos em duas categorias: 11 a 13 anos; 14 a 16 anos. Os campeões das categorias representarão Florianópolis nos Jogos Escolares de Santa Catarina de 2014.

Juntamente com o JESF, é realizado o PARAJESF, evento destinado ao para-desporto escolar para alunos entre 11 e 19 anos regularmente matriculados em escolas da rede de ensino pública ou privada da capital catarinense. Os campeões do PARAJESF representarão a nossa cidade nos Jogos Escolares Para-desportivos de Santa Catarina de 2014.

Profa. Morgana (Educação Física) e alunas

Este ano o esporte radical também teve seu espaço nos Jogos Escolares de Florianópolis, com a realização de um campeonato de Skate Escolar na modalidade Street.

A fim de resgatar a essência lúdica intrínseca no esporte, acontece paralelamente ao JESF e PARAJESF, os Jogos Escolares Lúdicos de Florianópolis, com competições nas modalidade de Cabo-de-Guerra, Estafeta, Corrida do Saco e outras.


O evento aconteceu durante o mês de setembro de 2013.

Todas as escolas da rede pública (Municipal, Estadual e Federal) participantes foram atendidas pela Fundação Municipal de Esportes no transporte dos trajetos: escola-ginásio/competição; ginásio/competição-escola.

Coordenação:

Dilnei Bittencourt - Diretor de Esportes
Mayara Meurer - Assessoria Técnica de Esportes
Fundação Municipal de Esportes

Mais informações na página da FME no site da Prefeitura, clicando aqui e mais imagens clicando aqui e na página de Facebook da Fundação clicando aqui. Os Boletins dos jogos você encontra clicando aqui.

Outras fotos dos alunos do Beatriz na página de Facebook da Escola clicando aqui.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

VIII Concurso de Desenho e Redação da Guarda Municipal de Florianópolis: aluna do Beatriz recebe premiação

Aluna do Beatriz, Sofia de Souza, premiada em 3o. lugar com desenho,
junto às autoridade e Profa. Camila e Profa. Maria José da Costa Brandão (Secretária-adjunta de Educação)

VIII Concurso de Desenho e Redação da Guarda Municipal de Florianópolis

Na tarde de quarta-feira, (18/09/13), aconteceu solenidade de entrega dos prêmios aos alunos da rede municipal de ensino que participaram da oitava edição do Concurso de Desenho e Redação, promovido pela Guarda Municipal de Florianópolis em parceria com a Secretaria de Educação do município. Iniciou às 15 horas com apresentação do Grupo Teatral “Calota e Gasolina em Trânsito”.

A Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis divulgaram nesta quarta-feira (18/09) os vencedores do concurso “Trânsito-responsabilidade de todos”. A meta é criar nas crianças uma cultura sobre a importância da educação para o trânsito.

O concurso foi dividido nas categorias de desenho, voltado para alunos do primeiro ao terceiro ano, e de redação, para os estudantes de quarto e quinto ano do ensino fundamental. A competição contou com cerca de 9 mil participantes. A solenidade ocorreu na sede da Guarda Municipal.

Nas duas categorias, os três primeiros colocados de cada ano serão premiados, totalizando 15 ganhadores.

Em todos grupos os alunos que ficaram na primeira posição ganharam um Tablet e um MP4. Os segundos colocados receberam uma Máquina Fotográfica Digital e MP4. Quem ficou na terceira posição teve com prêmio uma bicicleta e um MP3. Os ganhadores também receberam uma sacola retornável, mochila, dicionário, livros de literatura e um kit escolar composto de apontador, lápis, caneta, borracha, canetas hidrocor, corretivo, marca texto e régua.

Na categoria de desenho as alunas Emilly Santos de Oliveira Augusto, Izadora Coelho da Silva e Sofia Cunha Dalpiaz (Escolas Municipais Antônio Paschoal Apóstolo, Marcolino José de Lima e Retiro da Lagoa), do 1º, 2º e 3º ano, ficaram em primeiro lugar. Em redação os estudantes Guilherme Henrique e Ana Beatriz Costa (Escolas Municipais Virgílio Várzea e Dilma Lúcia dos Santos), do 4º e 5º ano, foram os melhores posicionados.


Reproduzido de Facebook da SME

Veja também aqui no Blog da Escola sobre a concurso, clicando aqui, e no álbum de Facebook da Escola clicando ali.

Foto: Divulgação SME

sábado, 14 de setembro de 2013

Primavera dos Museus na UFSC abre agenda para visitação das escolas


Primavera dos Museus na UFSC abre agenda para visitação das escolas

Entre os dias 23 e 27 de setembro de 2013, o MArquE - Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, da UFSC - estará oferecendo uma série de atividades para compor a Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus cuja temática deste ano é "Museus, memória e cultura afro-brasileira".

A programação completa pode ser vista no site do MArquE/UFSC, clicando aqui.

Haverá sessões de Contação de Histórias nos dias 24 e 26 de setembro, às 10:00 e às 15:00 h. A faixa etária sugerida é de 3 a 8 anos. As sessões se intitulam "pegadas da África", e apresentarão às crianças contos da tradição oral africana e afro-brasileira.

Para levar as turmas das escolas para a contação de histórias, é necessário realizar agendamento, que pode ser solicitado por este e-mail (educa.marque@gmail.com) ou pelo telefone (48) 3721-6421, uma vez que existe o limite de 50 crianças por sessão.

Flora Bazzo Schmidt
Pedagoga do MArquE

Programação Nacional clicando aqui.


Recebido via e-mail

Observando pássaros na Escola Beatriz


As turmas dos sextos anos (61 e 62) foram trabalhar como biólogos, ou seja, observar os pássaros que visitam a Escola Beatriz, pois estão realizando um trabalho com esse tema na disciplina de ciências.

Essa saída foi acompanhada pelo Professor de Ciências, Pedro Simas, e também pelo Prof. Edilton, Diretor da escola, que tem um vasto conhecimento sobre pássaros e se colocou a disposição para ajudar nessa etapa do trabalho. Para essa atividade foi solicitado aos alunos que trouxessem binóculos e máquinas fotográficas, assim como caderno para anotações.


Os alunos foram muito curiosos nas suas observações e nos questionamentos feitos durante a caminhada e, puderam observar muitos dos pássaros que eles estão pesquisando. Por exemplo, Rolinha, João-de-barro, Sanhaçu, Canário-da-terra, Tié, Sabiá, Bem-te-vi, Cambacica, entre outros.

Veja mais fotos nos álbus de Facebook da Escola, clicando aqui (Atividades das Turmas) e ali (Seres da Flora e Fauna).

Fotos via Prof. Pedro Simas.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Conselho Nacional de Justiça abre inscrições para concurso de redação e desenho


Conselho Nacional de Justiça abre inscrições para concurso de redação e desenho

Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Redação e Desenho elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e voltado às crianças de 6 a 11 anos. O tema da competição é “Criança, Cidadania e Justiça” e tem como objetivo estimular os pequenos cidadãos a refletirem sobre seus direitos e deveres. As crianças podem concorrer na categoria desenho ou redação ou nas duas, contanto que façam inscrições separadas. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 3 de outubro pelo Portalzinho. Veja aqui o regulamento do concurso. Clique aqui para se inscrever.

De acordo com o regulamento, as redações devem ser escritas à mão e ter, no máximo, 25 linhas. Os desenhos também devem ser feitos manualmente, em uma página de folha A4. Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição e enviar o desenho ou a redação – escaneados ou fotografados por um telefone celular – para o e-mail: portalzinho@cnj.jus.br

“Só é preciso verificar se as redações e os desenhos encaminhados estão legíveis, para que possamos aceitar o trabalho”, ressalta a coordenadora do site Portalzinho, Daniela Sousa.

Para que a participação das crianças seja autorizada, o formulário de inscrição – que já está disponível no Portalzinho do CNJ – deve ser preenchido pelos pais ou responsáveis. O formulário também prevê a autorização da publicação dos trabalhos vencedores – desenhos e redação – no Portal do órgão.

O concurso é voltado a crianças que estejam cursando o ensino fundamental. Podem concorrer estudantes de escolas públicas e privadas. Os trabalhos serão divididos entre duas faixas etárias: de 6 a 8 anos e de 9 a 11 anos (completados até dia 7 de outubro).

Os vencedores receberão um kit Portalzinho do CNJ e terão seus desenhos ou redações publicadas no site. Para tirar dúvidas ou obter mais informações, basta enviar um e-mail para portalzinho@cnj.jus.br.

Envio – Quem não tiver acesso à Internet, pode encaminhar o desenho ou redação para o endereço do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud) do CNJ, pelo Correio. Quem preferir enviar por carta, além da redação ou do desenho, deverá enviar também, em outra folha, as seguintes informações: nome do autor, nome dos pais ou responsáveis, data de nascimento, endereço, cidade em que mora, telefone com DDD, e-mail, nome da escola e série.

Os pais ou responsáveis deverão assinar esta folha atestando que concordam com a participação da criança no concurso e aprovam a divulgação da redação ou do desenho pelo Conselho Nacional de Justiça. As crianças que não encaminharem seus desenhos ou redações autorizados pelos pais não poderão concorrer.

O endereço do Ceajud é: SEPN 514, lote 7 – Bloco B, sala 007. CEP: 70760-542, Brasília/DF. O resultado do concurso será divulgado no dia 8 de outubro, durante cerimônia de homenagem ao Dia da Infância no CNJ.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Noticias

Reproduzido de CNJ

11 set 2013
Via Aírton Ruschel

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Visita ao Museu Victor Meirelles em Florianópolis


Visita ao Museu Victor Meirelles em Florianópolis

“Gente!!! Em duas semanas teremos uma saída de estudos, diz o professor. Na véspera da saída para conhecer no pintor Victor Meirelles, não se dorme, tamanha excitação. O pior é que o horário não chega.

No ônibus a festa toma conta e nem lembramos que é uma saída de estudos, descontração total.

Chegando ao Museu, agora, a concentração toma conta de todos e somos apresentados ao artista e um de seus convidados Giba Duarte*.

Após a visita conhecemos também a centenária Catedral Metropolitana de Florianópolis. Aproveitamos e em seu pátio fizemos um lanche maravilhoso. Ao final da nossa saída de estudos fomos conhecer a Igreja e escadaria do Rosário, lugar onde nosso novo amigo Victor Meirelles desenhou uma de suas principais obras**.

Registramos nossa aventura em fotos pela cidade, voltamos com alegria e o entusiasmo de sair com os amigos.”

Relatos
Professor Pedro Cabral Filho
Artes
Turma 62

Reproduzido de Blog da Sala Informatizada da Escola Beatriz
09 set 2013

* Para maiores informações sobre a exposição do artista Giba Duarte, clique aqui.

* Victor Meirelles - Vista do Desterro (1851).
Óleo sobre tela, 78,2x120 cm, acervo do Museu Victor Meirelles.



Para saber mais sobre o Museu Victor Meirelles, clique aqui. Para saber mais sobre a biografia do artista, clique aqui.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

"Aventura Visual das Aves" com a Turma 62


A Turma 62 (2013) assistiu a um vídeo sobre as aves durante a aula de Ciências. É um documentário baseado no livro que tem o mesmo título "Aventura Visual das Aves". O vídeo é muito interessante e chamou a atenção dos alunos para questões científicas das aves que eles desconheciam. Eles estão fazendo um trabalho sobre os pássaros do Beatriz, e o vídeo serviu para problematizar o assunto.


Fotos via Prof. Pedro Simas

Veja mais fotos no álbum de Facebook da Escola, clicando aqui.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Co­le­ção Edu­ca­do­res com 62 li­vros so­bre per­so­na­li­da­des da edu­ca­ção para download

Co­le­ção Edu­ca­do­res com 62 li­vros so­bre per­so­na­li­da­des da edu­ca­ção para download

O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, em par­ce­ria com a Unes­co e a Fun­da­ção Jo­a­quim Na­bu­co, dis­po­ni­bi­li­za pa­ra downlo­ad a Co­le­ção Edu­ca­do­res, uma sé­rie com 62 li­vros so­bre per­so­na­li­da­des da edu­ca­ção. A co­le­ção traz en­sai­os bi­o­grá­fi­cos so­bre 30 pen­sa­do­res bra­si­lei­ros, 30 es­tran­gei­ros, e dois ma­ni­fes­tos: “Pi­o­nei­ros da Edu­ca­ção No­va”, de 1932, e “Edu­ca­do­res”, de 1959. A es­co­lha dos no­mes pa­ra com­por a co­le­ção foi fei­ta por re­pre­sen­tan­tes de ins­ti­tu­i­ções edu­ca­cio­nais, uni­ver­si­da­des e Unes­co.

O cri­té­rio pa­ra a es­co­lha foi re­co­nhe­ci­men­to his­tó­ri­co e o al­can­ce de su­as re­fle­xões e con­tri­bui­ções pa­ra o avan­ço da edu­ca­ção no mun­do. No Bra­sil, o tra­ba­lho de pes­qui­sa foi fei­to por pro­fis­si­o­nais do Ins­ti­tu­to Pau­lo Frei­re. No pla­no in­ter­na­ci­o­nal, foi tra­du­zi­da a co­le­ção Pen­seurs de l’édu­ca­ti­on, or­ga­ni­za­da pe­lo In­ter­na­ti­o­nal Bu­re­au of Edu­ca­ti­on (IBE) da Unes­co, em Ge­ne­bra, que reú­ne al­guns dos mai­o­res pen­sa­do­res da edu­ca­ção de to­dos os tem­pos e cul­tu­ras.

In­te­gram a co­le­ção os se­guin­tes edu­ca­do­res/pen­sa­do­res:

Al­ceu Amo­ro­so Li­ma, Al­fred Bi­net, Al­mei­da Jú­ni­or, An­drés Bel­lo, An­ton Maka­renko, An­to­nio Gram­sci, Aní­sio Tei­xei­ra, Apa­re­ci­da Joly Gou­veia, Ar­man­da Ál­va­ro Al­ber­to, Aze­re­do Cou­ti­nho, Ber­tha Lutz, Bog­dan Su­cho­dolski, Carl Ro­gers, Ce­cí­lia Mei­re­les, Cel­so Su­cow da Fon­se­ca, Cé­les­tin Frei­net, Darcy Ri­bei­ro, Do­min­go Sar­mi­en­to, Dur­me­val Tri­guei­ro, Ed­gard Ro­quet­te-Pin­to, Fer­nan­do de Aze­ve­do, Flo­res­tan Fer­nan­des, Fre­de­ric Skin­ner, Fri­e­drich Frö­bel, Fri­e­drich He­gel, Fro­ta Pes­soa, Ge­org Kers­chen­stei­ner, Gil­ber­to Freyre, Gus­ta­vo Ca­pa­ne­ma, Hei­tor Vil­la-Lo­bos, He­le­na An­ti­poff, Hen­ri Wal­lon, Hum­ber­to Mau­ro, Ivan Il­lich, Jan Amos Co­mê­nio, Je­an Pi­a­get, Je­an-Jac­ques Rous­se­au, Je­an-Ovi­de De­croly, Jo­hann Her­bart, Jo­hann Pes­ta­loz­zi, John Dewey, Jo­sé Mar­tí, Jo­sé Má­rio Pi­res Aza­nha, Jo­sé Pe­dro Va­re­la, Jú­lio de Mes­qui­ta Fi­lho, Liev Se­mio­no­vich Vygotsky, Lou­ren­ço Fi­lho, Ma­no­el Bom­fim, Ma­nu­el da Nó­bre­ga, Ma­ria Mon­tes­so­ri, Ní­sia Flo­res­ta, Or­te­ga y Gas­set, Pas­cho­al Lem­me, Pau­lo Frei­re, Ro­ger Cou­si­net, Rui Bar­bo­sa, Sam­paio Dó­ria, Sig­mund Freud,Val­nir Cha­gas, Édou­ard Cla­pa­rè­de e Émi­le Durkheim.

Para acessar a coleção em Domínio Público clique aqui.

Via Prof. Pedro Simas

domingo, 1 de setembro de 2013

SEGURANÇA DOS ALUNOS NAS PROXIMIDADES DA ESCOLA



SEGURANÇA DOS ALUNOS NAS PROXIMIDADES DA ESCOLA

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997, Institui o Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 214. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado:

I - que se encontre na faixa a ele destinada;
II - que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;
III - portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa.
IV - quando houver iniciado a travessia mesmo que não haja sinalização a ele destinada;
V - que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo:
Infração - grave;
Penalidade - multa.

Curso de Robótica: desenhando um projeto e as primeiras experiências

 Primeiras experiências



Os alunos da primeira turma do Curso de Robótica do Beatriz desenharam um projeto e, o Prof. Hugo confirmou que o desafio será criar o "robô" até o final do curso.

Saiba mais no Blog do Curso de Robótica do Beatriz clicando aqui.