PIBID promove a formação de docentes e a prática em Educação Musical
O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – é um programa de iniciativa do governo federal, através da CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que, entre outros objetivos visa incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; contribuir para a valorização do magistério e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura.
A Profª. Drª. Vânia Müller, coordenadora do PIBID MÚSICA da UDESC explica que o programa promove a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica, já que através do PIBID os licenciandos são inseridos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes criar e participar de experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras.
Através desta experiência, os estudantes têm a oportunidade de tomar parte de práticas interdisciplinares e superar problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Vânia enfatiza que “outro aspecto extremamente positivo do PIBID é que ele oportuniza que o professor de Educação Básica da rede pública atue como co-formador dos futuros docentes, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério”.
O PIBID/Música é composto, hoje, pelos estudantes Carlos Schmidt, Eduardo Nicodemus, Fábio Mello, Filipe Maliska, Gabriel Bertuol, Jeasir Rego, Luíza Mantovani e Rafael Meurer, todos discentes do curso de música do CEART/UDESC. Com estes licenciandos, o programa vem inserindo atividades musicais em turmas da Escola Municipal Beatriz de Souza Brito, no Bairro Pantanal, em Florianópolis. “Nesta escola temos tido ótima receptividade, além do privilégio de estar, conviver e apreender com o seu cotidiano, compartilhando nossos desafios, anseios e prazeres do universo da Educação”, declara a professora da UDESC.
Além de orientações individuais, o grupo integrado por todos/as bolsistas se reúne semanalmente no Departamento de Música para ensaiar. A professora Vânia enfatiza a importância desta performance musical na formação de seus orientandos, pois “através de Recitais Didáticos nos colocamos de perto a enfrentar um dos desafios mais comuns na área da Educação Musical, que é elaborar modos de levar para a sala de aula, o prazer e a alta qualidade com que os estudantes se relacionam com música fora da escola, incluindo a universidade”. Outro objetivo deste grupo instrumental nas apresentações é oportunizar aos pibidianos de música, a experiência de envolver o público – seja infantil ou adulto –, ativamente, tocando em algumas músicas do repertório. Os Recitais Didáticos se realizam na escola parceira do programa, mas pretende ir também a outras escolas públicas da cidade.
“Acreditamos estar na direção apontada pela CAPES, através do PIBID: contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura”, conclui Vânia.
Interessados em conhecer o trabalho podem entrar em contato com a Profª. Drª. Vânia Müller pelo email vabem@yahoo.com.br
O PIBID UDESC Música se reúne no CEART às quintas-feiras. Veja mais fotos do PIBID UDESC Música clicando aqui.
O PIBID UDESC Música se reúne no CEART às quintas-feiras. Veja mais fotos do PIBID UDESC Música clicando aqui.
Reproduzido de UDESC CEART Música
18 abr 2012
Fotos e Vídeo: Leo Nogueira Paqonawta (Professor Substituto da Sala Informatizada). Atividade do PIBID Música UDESC na EBM Beatriz de Souza Brito, realizada na Igreja/Capela Santo Agostinho em 31 de maio de 2012.
Fotos e Vídeo: Leo Nogueira Paqonawta (Professor Substituto da Sala Informatizada). Atividade do PIBID Música UDESC na EBM Beatriz de Souza Brito, realizada na Igreja/Capela Santo Agostinho em 31 de maio de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário.