quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Beatriz: uma história linda de se ver...


A inauguração do Grupo Escolar Beatriz de Souza Brito em 1963 - onde atualmente é o Centro Comunitário - marca uma data importante na história da Educação no Sertão do Pantanal em Florianópolis, que se iniciou nos anos 30 com as casas-escolas.

A construção do novo e atual prédio da escola, em 1986,foi outro passo marcante para a vida da comunidade do Bairro Pantanal. Em 2013 celebramos os 50 anos da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito nessa trajetória em busca da excelência do ensino público de qualidade, pelos esforços de todos os que se comprometeram nela e com ela, com as crianças e adolescentes, professores, alunos, funcionários, pais e amigos da comunidade escolar a re-evolucionar e reencantar o mundo.

O Bem te vi, do alto do morro, olha para essa história linda e, canta cheio de orgulho: Be-a-triz! Be-a-triz! Be-a-triz!



A história do Bairro Pantanal e o surgimento da Escola Beatriz

A Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito está localizada no bairro Pantanal, na cidade de Florianópolis. O bairro Pantanal[1], formado no final do século XIX, era constituído na sua maioria por famílias pobres, descendentes de açorianos e negros. Várzea, em 1990, descreveu dessa forma o bairro:

O Pantanal é um arraial muito inferior em população e construções ao arraial do Saco, e acha-se situado à falda de uns cerros ao sul, de que é padrasto Morro do Rio Tavares, tendo em frente, pelo norte, o vale formado entre os altos da Carvoeira e os daquele monte.

Os sítios que contém são em geral terras de cultura, com simples mas risonhas casinhas rústicas e engenhos primitivos, uns feitos de alvenaria, muitos só de pau-a-pique barreado, cobertos de telha ou palha, em meios aos lençóis verde-escuro da rama da mandioca, as espanadas verde-claro dos canaviais que ondulam ao vento como uma floresta de alfanges, ou entre cafeeiros tufados e pomares de altas frontes, onde sobressaem a laranjeira, o pessegueiro, a ameixeira e a fruta-de-conde. O nome Pantanal vem-lhe talvez desse vale onde serpenteia o riacho dos limões que deságua à praia do Saco, vale em cujo terreno são freqüentes os banhados, mas que é de um pitoresco impressionista pela linha rasa dos campos e no pendor das espaldas, ondulando em tonalidades sem fim de verdura a uma e outra margem da estrada, atravessada de pontes em seu leito arenoso e largo.

Essa estrada, que descreve uma admirável curva de mais de três quilômetros de extensão, sempre orlada de altas cercas de espinheiros, interrompidas, cá e lá, por alguns pequenos trechos roçados ou renques de bastas árvores seculares, que o machado do lavrador poupara não se sabe porque benéfica singularidade – vai terminar no vasto largo da Santíssima Trindade, quase em frente ao sítio de onde parte a magnífica estrada que daí conduz a cidade pelas Carreiras e pela Pedra Grande. (Várzea, apud Cabral Filho, 1998, p. 9 e 10)

No início do século XX existia a escola masculina do Pantanal, localizada no alto de um dos morros do bairro, o chamado Sertão do Pantanal. De acordo com Cabral Filho (1998: 16) “é provável que essa escola tenha se tornado a escola mista do Pantanal, que o relatório do Prefeito Mauro Ramos citou em 1935 como a Escola Municipal do Sertão – Distrito da Trindade, como pertencente ao município de Florianópolis.” Ainda de acordo com esse autor, “a escola do Sertão fazia parte da categoria isolada onde um só professor ensinava, no mesmo horário e na mesma sala de aula, a alunos com diferentes níveis de adiantamento escolar e de escolarização. Após concluírem o quarto ano primário, as crianças dirigiam-se a bairros vizinhos para continuarem os estudos, mas muitos encerravam aí o seu período de escolaridade.” (Ibid, p. 18)

Os alunos que freqüentavam a Escola do Sertão eram os moradores do próprio local e alguns outros da parte baixa do Bairro. Como a Escola era só até a quarta série do ensino fundamental, muitos optavam por estudar no Grupo Escolar Olívio Amorim, no bairro Trindade, ou no Grupo Escolar Getúlio Vargas, no Saco dos Limões. Essa situação, aliada à idade avançada da sua única professora, acarretou a desativação da Escola.

No início dos anos 50, o número de crianças que moravam na parte baixa do bairro Pantanal era muito grande, o que provocou a criação da primeira casa-escola. A casa-escola era um chalé bem velho, antigo, de madeira, e que funcionava em três períodos: das 8 às 11 horas, das 11 às 14 horas e das 14 às 17 horas. Com o tempo e a crescente demanda foram surgindo outras três casas-escola[2]. Em 1958, o então Prefeito de Florianópolis, Osmar Cunha, regularizou a situação das casas-escola, desdobrando a Escola Isolada do Pantanal, através do decreto nº 55, de 1º de março. Apesar desse ato as casas-escola continuaram funcionando como escolas mistas e nas mesmas casas. Até 1962 a UFSC já tinha gerado mais de 267 empregos. O início da instalação da sede da ELETROSUL – Centrais Elétricas do Sul do Brasil, em 1968, também contribuiu para essa transformação. A conclusão da obra se deu no ano de 1978, mas ao contrário da UFSC, o quadro técnico-administrativo exigido pela ELETROSUL era qualificado e o ingresso via concurso público. Mesmo assim, os moradores do Pantanal também se beneficiaram com a implantação da Empresa alugando imóveis e vendendo terrenos para os “novos” moradores do bairro, os empregados da ELETROSUL. (Cabral Filho, 1998)

A transformação do Bairro implicou mudanças também no serviço educacional oferecido pelo Município. No ano de 1963, durante o mandato do prefeito Osvaldo Machado, foram unidas as quatro casas-escola do bairro Pantanal, sendo criado em um único lugar o Grupo Escolar Beatriz de Souza Brito.

O Grupo Escolar Beatriz de Souza Brito era composto por quatro salas de aula, cozinha, sala de direção, banheiros e um pátio coberto. Os professores e a direção participavam de reuniões promovidas pela Prefeitura Municipal de Florianópolis através de seu Departamento de Educação. Nessas reuniões apresentava-se o rendimento dos estudantes, trocavam-se experiências e discutiam-se orientações gerais para as necessidades da escola.

Conforme Cabral Filho (1998: 39 e 40) “de 1972 a 1985, o corpo docente da Escola Beatriz foi composto em sua maioria por professores normalistas efetivas, substitutos e bolsistas, situação comum na Rede Municipal de Ensino, que durante a década de 70 realizou apenas dois concursos públicos para o magistério, em 1972 e 1978. O número de matrículas do Grupo Escolar Beatriz em 1972 foi de 240 alunos.”

No ano de 1986 a Prefeitura Municipal de Florianópolis transformou o então Grupo Escolar Beatriz de Souza Brito em Escola Básica, tendo como um de seus objetivos atender a demanda do bairro Pantanal, oportunizando-lhe a continuidade dos estudos após a 4ª série do 1º grau, evitando que os mesmos interrompessem sua trajetória escolar, já que as outras escolas ficavam em outros bairros.

A transformação do Grupo Escolar em Escola Básica viabilizou-se legalmente através de estudos do Instituto de Planejamento Urbano – IPUF que criou o processo de expansão do ensino Fundamental (5ª a 8ª série) no município de Florianópolis. Esse estudo foi enviado ao Diretor da 1ª Unidade de Coordenação Regional de Ensino – UCRE, José Carlos Cechinel e, logo em seguida, o então Prefeito de Florianópolis, Edson Andrino, assinou o decreto nº 84, de 2 de maio de 1986, no qual era oficializada a transformação do Grupo em Escola Básica.

Ao final do ano de 1986 foi realizado um concurso público para o magistério municipal, através do qual a Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito recebeu doze professores efetivos de 5ª à 8ª série, todos com formação superior. Ainda no mesmo ano foi instituída a lei municipal nº 2.415, de 8 de julho, que estabelecia eleições diretas para diretores de Escolas Básicas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A Escola Beatriz participou desse processo elegendo Catarina Maria Silveira dos Santos, professora das séries iniciais, moradora do Bairro e que já ocupava esse cargo como diretora indicada há mais de 17 anos.

* Reproduzido do Projeto Político Pedagógico da Escola Beatriz.



[1] Para saber mais sobre a constituição do bairro Pantanal, ver: DALLABRIDA, Norberto. Uma história do bairro do Pantanal. Florianópolis, 1989. Monografia de conclusão de curso (Graduação em História) – Departamento de História. Universidade Federal de Santa Catarina; TESSEROLLI, Miriam A. Da ruralidade à urbanidade. História do bairro do Pantanal. Florianópolis, 1992. Relatório de pesquisa – Departamento de História. Universidade Federal de Santa Catarina.

[2] “Nos documentos da Diretoria de Educação da Prefeitura de Florianópolis, essas casas funcionavam como uma única escola isolada, conforme decreto nº 06, de fevereiro de 1957 do Prefeito Osmar Cunha.” (Cabral Filho, 1998: 20)

CABRAL FILHO, Pedro. A constituição da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito: 1935-1992. Florianópolis, 1998. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.