segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Jornal Notícias do Beatriz . Ano 2 . No. 2 . Dez 2012


É com grande prazer e satisfação que divulgamos a terceira edição do jornal “Notícias do Beatriz” à comunidade escolar.

O jornal foi resultado de um projeto executado pelas estagiárias da 8ª fase do curso de Letras Português, como atividade extraclasse da disciplina Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, contamos com o empenho da equipe do jornal, composta por adolescentes do 6º ao 9º ano.

Por acreditarmos que o jornal escolar é uma excelente estratégia para que os textos dos alunos ultrapassem os limites da sala de aula e até mesmo da escola, pretendeu-se, com o projeto, despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita, aproximá-los de gêneros textuais que ainda não estejam tão familiarizados, promover o envolvimento e a interação entre os alunos de diferentes turmas na elaboração do jornal, bem como a troca de informações e conteúdos, explorando a criatividade, o senso crítico e de organização.

A intenção foi compor um jornal com trabalhos e pesquisas enquadrados em determinados gêneros como: artigos, reportagens, entrevistas, resenhas, contos, crônicas, poemas, charges, tirinhas e anúncios. Vale salientar que as produções encontradas nesta edição são inteiramente da autoria, ou o resultado da investigação, dos alunos. As estagiárias foram apenas um pilar orientador em toda esta construção.

Por fim, agradecemos à escola pelo espaço cedido para os encontros, aos professores pelo apoio nas horas solicitadas, aos entrevistados e, sobretudo, aos alunos que participaram da equipe do jornal, pois foram essenciais para a concretização do projeto.

Confiram o resultado deste trabalho. Boa leitura!

Professoras estagiárias do Curso de Letras UFSC:
Carla Ruthes, Juliana Flores, Tayse Marques e Valéria Cunha.

Alunos do Beatriz:
Turma 83: Mayra Regina, Jaqueline Cardoso . Turma 82: Eduarda Lima . Turma 81: Alícia Sczmanski, Gabriela Silva, Luisa Lessa, Nicolas Domingues, Pheterson Pereira .  Turma 73: Fabíola Oliveira, Turma 72: Keila R. Dias, Kuana B. da Cunha . Turma 71: Ana Clara Ferreira . Turma 62: Ellen C. da Cunha, Emanuelle Barbosa, Felipe Kessler, João Pedro Silva.

Professoras:
Professora Ângela Beirith (Beatriz) e Professora Gizelle Kaminski Corso (UFSC).

Confira o jornal em Scribd, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.