segunda-feira, 25 de março de 2013

Abertura dos empréstimos aos Anos Iniciais da Biblioteca do Beatriz com Branca de Neve, Fada dos Livros e Robinson Crusoé


Abertura dos empréstimos aos Anos Iniciais* da Biblioteca do Beatriz com Branca de Neve, Fada dos Livros e Robinson Crusoé

A Biblioteca da Escola Beatriz de Souza Brito iniciou os empréstimos nos dias 19 e 20 de março de 2013 com os alunos de todas as turmas dos anos iniciais, com uma atividade construída com personagens dos grandes clássicos da literatura.

Os alunos receberam na sala de aula, a visita da Branca de Neve que encaminhou os mesmos até a Biblioteca. Chegando lá, eles foram recebidos pela Fada dos Livros que apresentou com sua varinha mágica, a Biblioteca da Escola.

O Robinson Crusoé também esteve presente nesse encontro, mas sobre ele, aguardem novidades que o mesmo nos contará um pouco mais sobre sua história, em outra oportunidade.

A Fada dos Livros conversou com os alunos, que atentos e curiosos, além de fazerem muitas perguntas, também tiraram suas dúvidas.

Os alunos descobriram um pouco mais sobre a importância da Biblioteca, inclusive que é um lugar de encontro e descobertas, local privilegiado para diferentes aprendizagens.

Na oportunidade, também conheceram seu numeroso acervo com cerca de aproximadamente 17 mil obras e nelas mais de mil e uma histórias. Na ocasião, foram mostrados como está organizado o acervo, o empréstimo e as outras atividades e serviços que a Biblioteca oferece.

As crianças também fizeram, em dobradura, um marcador de página orientado pela Branca de Neve e demais personagens.

Em seguida, os alunos manusearam os livros, exploraram os outros materiais existentes e  fizeram o empréstimo domiciliar dos mesmos.

Acompanharam as atividades, as professoras das turmas, juntamente com a Direção, Coordenação Pedagógica, Auxiliar de Tecnologia Educacional, Projeto Multimídia e, alguns pais.

A organização e a animação foram elaboradas pela Bibliotecária Fernanda (Fada dos Livros), Auxiliar de Biblioteca Roque (Robinson Crusoé) e a Orientadora Pedagógica Maria Aparecida (Branca de Neve).

FL



* OBS: Após a preparação (fev/2013) e entrega dos livros didáticos para o ano letivo, os empréstimos aos Anos Finais se iniciaram logo no início de março.

sábado, 23 de março de 2013

A Hora do Planeta 2013: 20:30 h no Brasil


A Hora do Planeta 2013

A Hora do Planeta é um evento global e um ato simbólico que convida a todos os cidadãos, empresas, governos e organizações a se unirem em defesa do meio ambiente. A ação coletiva que manifesta este compromisso consiste em apagar as luzes de todos os lugares, durante uma hora, para demonstrar que podemos levar a vida em harmonia com o planeta Terra, com o intuito de termos um futuro mais limpo.

Em suas sete versões, organizadas pelo WWF (World Wildlife Fund ou Fundo Mundial da Natureza), diversos países participaram do evento, apagando as luzes de seus edifícios e monumentos. Em 2012, mais de 7.000 cidades de 150 países se somaram a esta iniciativa que procura incentivar as pessoas a optarem por medidas mais sustentáveis.

Em 2013, pelo quinto ano consecutivo, a WWF-Brasil promove o evento, que acontecerá neste sábado, das 20h30 às 21h30, mobilizando 92 cidades brasileiras, sendo que 22 são capitais, a participar deste ato e desenvolverão uma série de atividades relacionadas à Hora do Planeta.

A cidade-âncora será Brasília, que apagará as luzes de seus principais monumentos históricos, entre eles a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional.

Reproduzido de Arch Daily e WWF Brasil
23 mar 2013

sexta-feira, 22 de março de 2013

Mônica e Escola Beatriz: 50 anos de história!


Mônica completa 50 anos de existência em março de 2013

A personagem, inspirada na filha homônima de Mauricio, surgiu em tirinha do Cebolinha. A garota foi ganhando destaque nos quadrinhos de jornal, até que em 1970, quando foi lançada a primeira revistinha, já dava nome à “Turma da Mônica”.

A expressão sempre zangada do início foi, ao longo dos 50 anos, ganhando mais suavidade, mas sempre com as características que rendem coelhadas a quem disser perto dela: gordinha, baixinha e dentuça. Mônica também já foi estrela de cinema, anfitriã de parque e até jovem casada.

Confira, através de uma divertida história em quadrinhos, os principais marcos desta história.

Reproduzido de Globo.com


Leia também:

“Personagem Mônica de Maurício de Sousa completa 50 Anos”, por Felipe Arruda (22/01/13), em Tecmundo, clicando aqui.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Internacional da Síndrome de Down: Poema de uma avó para seu neto



Dia Internacional da Síndrome de Down: Poema de uma avó para seu neto*

Igualmente diferente

Renata Zancan

Assim é ser gente,
bicho, planta ou semente,
por mais que se fale, pense ou tente,
não invente: normal, é ser igualmente diferente.

Os girassóis olham sempre para o sol.
num longo caule verde e muitas pétalas amarelas,
mas se olharmos cuidadosamente entre eles...
ah! Quanta diferença entre elas.

As girafas magricelas, pescoçudas e altivas
parecem ter pintas sempre no mesmo lugar,
mas para nosso espanto a diferença esta bem ali na manchinha,
nem precisa procurar.

E as zebras que até parecem todas elas
comprado seus pijamas na mesma liquidação.
Pois fique sabendo você meu amigo,
nem de longe são iguais. Não se engane não!

Seja lá se bicho, planta ou gente,
tudo é sempre diferente.

Essa coisa de ser parecido,
é mania de parente.

Já o mundo, sempre procura um jeito
de apontar o nosso defeito,
mas é porque não sabem nem de longe,
que de perto ninguém é perfeito.

Bem, o que importa nessa história
é ter sempre na memória
que se somos amados bastante,
toda a diferença é insignificante.

E o que vale mesmo na verdade
é saber que em qualquer idade:
importante é viver contente
sendo assim igualmente diferente.

E sonhar sempre os sonhos
que mais para longe puderem te levar.

Porque viver um sonho realizado
é só uma forma de a vida olhar.

*Este poema é dedicado ao meu querido e muito amado netinho Vito, a seus pais e a todos que acreditam na diferença.

Reproduzido de Blog do Grupo Down Avaré
26 mar 2011

quarta-feira, 20 de março de 2013

Brincadeiras do Sul: a reinvenção do brincar em Santa Catarina



Brincadeiras do Sul: a reinvenção do brincar em Santa Catarina

O empenho em resgatar as brincadeiras da região catarinense envolve toda a comunidade escolar. Na capital, Florianópolis, atividades relacionadas ao boi de mamão, folclore do estado, são parte do projeto político-pedagógico da Escola Desdobrada e NEI Costa da Lagoa, que fica em uma área com acesso por barco.

As crianças de todos os anos de ensino participam da confecção das fantasias - feitas com tecidos e com a técnica de empapelamento - pesquisam sobre a história e participam dela representando os vários personagens. "Esse trabalho faz parte do processo de construção do conhecimento sobre a cultura local e preserva a identidade da comunidade", conta Elizete Maria Marques, professora do 2° e do 4º anos.

A preservação e a divulgação dessa atividade são tão valorizadas pela escola que, constantemente, as famílias dos alunos e os moradores dos arredores são convidados para assistir às crianças brincando. Eles se reúnem no pátio de chão de areia e observam um espetáculo, que é a representação do boi de mamão.

Veja as quatro brincadeiras de Santa Catarina clicando aqui.

Reproduzido de Nova Escola
Via SME/Facebook

Educação Inclusiva em Florianópolis é destaque na revista Nova Escola



A escola que é de todas as crianças

A inclusão cresce a cada ano e, com ela, o desafio de garantir uma educação de qualidade para todos. Na escola inclusiva, os alunos aprendem a conviver com a diferença e se tornam cidadãos solidários. Para que isso se torne realidade em cada sala de aula, sua participação, professor, é essencial.

Incluir significa oferecer educação de qualidade para todos

A inclusão não atende apenas as crianças com deficiência mas também as excluídas ou discriminadas. Quantas vezes na sua sala, ao organizar trabalhos em grupo, a menina gordinha ou o garoto negro foram isolados pelos colegas? E na aula de Educação Física, quantos foram ignorados por não serem jogadores exímios? A discriminação não ocorre apenas entre os estudantes. Muitas vezes as avaliações servem mais para ver quem se encaixa nos padrões de aluno ideal do que para medir o progresso de cada um, dentro de suas possibilidades. "Esse padrão só gera sofrimento, pois a criança tenta atender às expectativas de uma escola que não valoriza seu potencial", afirma a educadora Rosângela Machado, coordenadora de Educação Especial do município de Florianópolis.

Os alunos superdotados também são muitas vezes negligenciados, pois, geralmente, vão bem nas avaliações e não dão trabalho com o conteúdo. E, na escola que não valoriza a diversidade, o conteúdo é determinante. Municípios conscientes já oferecem atendimento educacional especializado para essas crianças nas mais diversas áreas, no contraturno.

Leia o texto completo clicando aqui.

Reproduzido de Nova Escola
Via SME/Facebook


Recursos para a educação inclusiva

Para quem não enxerga ou não consegue se movimentar, equipamentos, objetos e brinquedos inclusivos possibilitam um aprendizado mais fácil

A criança chega à escola sem falar ou mexer braços e pernas. É possível ensiná-la a ler, por exemplo? Sim, e na sala regular. Para quem tem deficiência, existe a tecnologia assistiva, composta de recursos que auxiliam na comunicação, no aprendizado e nas tarefas diárias.

As chamadas altas tecnologias são, por exemplo, livros falados, softwares ou teclados e mouses diferenciados. "Existem recursos para comandar o computador por meio de movimentos da cabeça, o que ajuda quem tem lesão medular e não move as mãos", afirma a fisioterapeuta Rita Bersch, diretora do Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, em Porto Alegre, onde as crianças que aparecem nesta reportagem são atendidas. Já as baixas tecnologias são adaptações simples, feitas em materiais como tesoura, lápis ou colher.

Com o mesmo intuito de promover a inclusão, há brinquedos que divertem crianças com e sem deficiência. Os mostrados aqui foram feitos por alunos de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina. Já os livros táteis são do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual, de Florianópolis. O educador da classe regular pode procurar esses materiais na sala de atendimento educacional especializado (a sala de apoio). "Nela, o professor especializado oferece recursos e serviços que promovem o acesso do aluno ao conhecimento escolar. Por isso, o diálogo entre os dois profissionais é fundamental", afirma Rosângela Machado, coordenadora de Educação Especial do município de Florianópolis.

Confira alguns materiais que podem favorecer a aprendizagem da sua turma, clicando aqui.

Reproduzido de NovaEscola
Via SME/Facebook

terça-feira, 19 de março de 2013

Oficina de Animação de personagens 3D


O “Espaço Mais Cultura” de Florianópolis promoverá em abril oficina de animação de personagens em 3D para iniciantes. Tem como público alvo estudantes das escolas públicas da Grande Florianópolis. Serão 10 encontros no Espaço de segunda a sexta, no período da manhã de 1 a 12 de abril de 2013. 

Comitê Gestor do Espaço Mais Cultura de Florianópolis.

sábado, 16 de março de 2013

Além do arco-íris...


"O Mágico de Oz" (1939) foi um dos primeiros filmes coloridos na história do cinema. Essa cena em que Dorothy (interpretada por Judy Garland) canta pela fazenda onde mora (com seu cachorrinho Totó) está em tons sépias. Quando eles chegam até Oz levados pelo tornado as cores mudam...

Lá, na Cidade das Esmeraldas, encontraram um Leão que queria ter Coragem; um espantalho que queria um Cérebro e, um Homem de Lata que queria um Coração. Dorothy e Totó queriam voltar pra casa. Assim, partem em busca do "Mágico de Oz" para lhe pedir isso tudo.

E, se aquém do arco-íris, na Escola, um tornado de lápis de cores te levasse a conhecer "O Mágico de Triz"? O que você pediria a ele?



Saiba mais sobre o filme "O Mágico de Oz" (1939) clicando aqui.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Feliz Dia Nacional da Poesia: 14 de março



Feliz Dia Nacional da Poesia: 14 de março

"Todas as vozes que procuro e chamo ouço-as dentro de mim porque eu as amo"...

Cruz e Souza
(1861/1898)


João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, em Desterro (Florianópolis/SC). Era filho de ex-escravos e ficou sob a proteção dos antigos proprietários de seus pais, após receberem alforria. Por este motivo, recebeu uma educação exemplar no Liceu Provincial de Santa Catarina. Além disso, o sobrenome Sousa é advindo do ex-patrão, o marechal Guilherme Xavier de Sousa, o que demonstra o afeto do mesmo para com os pais do futuro autor.

Apesar disso, Cruz e Sousa teve que enfrentar o preconceito racial que era muito mais evidente na época do que é hoje em dia. No entanto, isso não foi pretexto para desmotivá-lo, uma vez que é conhecido como o mais importante escritor do Simbolismo.

Foi diretor do jornal abolicionista Tribuna Popular em 1881. Dois anos mais tarde, foi nomeado promotor público de Laguna (SC), no entanto, foi recusado logo em seguida por ser negro.

Depois de algum tempo no Rio Grande do Sul e após enfrentar represália para não sair de sua terra natal por motivo de preconceito, o autor fixa residência no Rio de Janeiro, onde trabalhou em empregos que não condiziam com sua capacidade e formação.

É então, em 1893, que publica suas obras Missal (poemas em prosa) e Broquéis (poesias), as quais são consideradas o marco inicial do Simbolismo no Brasil que perduraria até 1922 com a Semana de Arte Moderna.

Casou-se com Gavita Gonçalves, com quem teve quatro filhos, os quais morreram precocemente por tuberculose, o que deixou-a enlouquecida 1896. Foi o escritor quem cuidou da esposa, em casa mesmo. Essa é a temática de muitos poemas de Cruz e Sousa.

A linguagem de Cruz e Sousa, herdada do Parnasianismo, é requintada, porém criativa, na medida em que dá ênfase à musicalidade dos versos por intermédio da exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos.

Cruz e Sousa faleceu aos 36 anos, em 19 de março de 1898 (Povoado de Estação do Sítio/Antônio Carlos/MG), vítima do agravamento no quadro de tuberculose.

Obras

Poesia: Broquéis (1893); Faróis (1900) e Últimos sonetos (1905).
Prosa poética: Tropos e fanfarras (1885) em conjunto com Virgílio Várzea, Missal (1893) e Evocações (1898).

Por Sabrina Vilarinho

Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

14 mar 2013

Casa onde nasceu o poeta

Inefável!

Nada há que me domine e que me vença
Quando a minh'alma mudamente acorda...
Ela rebenta em flor, ela transborda
Nos alvoroços da emoção imensa.

Sou como um Réu de celestial Sentença,

Condenado do Amor, que se recorda
Do Amor e sempre no Silêncio borda
D'estrelas todo o céu em que erra e pensa.

Claros, meus olhos tornam-se mais claros
E tudo vejo dos encantos raros
E de outra mais serenas madrugadas!

Todas as vozes que procuro e chamo
Ouço-as dentro de mim, porque eu as amo
Na minh'alma volteando arrebatadas! 

Assembleia Geral dia 14 de março de 2013 às 19h



domingo, 10 de março de 2013

Semana da Saúde na Escola: 11 a 15 de março de 2013



Programa Saúde na Escola

De segunda-feira (11/03) a sexta-feira (15/03), alunos do 1º ano à 8ª série do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) estarão envolvidos na Semana da Saúde na Escola. O evento  marca o começo das ações de triagem visual e de avaliação do desenvolvimento físico dos participantes por meio de exame antropométrico.

Essas são as principais iniciativas do Programa Saúde na Escola (PSE), coordenado pelas secretarias de Educação e de Saúde, em conjunto com o governo federal.

A Semana abordará também as drogas proibidas e as legalizadas. Cada escola contará com uma equipe de saúde da família da região para avaliar e orientar os alunos.

Óculos

A triagem visual checa se os alunos apresentam alguma deficiência para enxergar. Se houver anormalidades, os casos serão encaminhados para um oftalmologista. Quem precisar de óculos, o equipamento será fornecido gratuitamente. Desde a primeira triagem, em 2008, Já foram doados mais de 1.400 pares.

Na medida certa

O exame antropométrico é para estudar as medidas de tamanho, massa e proporções do corpo dos estudantes.  Os profissionais utilizam de uma tabela padrão da Organização Mundial de Saúde para detectar problemas, como obesidade ou obesidade grave e desnutrição.

Drogas

O tema drogas ilícitas será trabalhado com os jovens do 7º ano à 8ª série com a função de conscientizar e preveni-los quanto aos males da cocaína, maconha e crack. O perigo das drogas legalizadas, a exemplo do cigarro e de bebidas alcoólicas, também será enfocado.    

Reproduzido de PMF
10 mar 2013

sexta-feira, 8 de março de 2013

"Nós e o Universo somos um"...


Aguardem mais notícias...

Parabéns aos premiados com Menção Honrosa na OBMEP 2012


Prezado Senhor Diretor,

É com muita satisfação que enviamos a lista dos premiados de sua escola na 8a. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP 2012.

Certificado de Menção Honrosa

João Carneiro Haas
João Victor Goulart
Roger Andrade de Anselmo
Vitor Carneiro Tonera

Solicitamos que essa lista seja amplamente divulgada especialmente entre os premiados.

Parabéns aos alunos premiados, à diretoria, aos professores que colaboraram para alcançar esse resultado e aos demais alunos que participaram da OBMEP 2012.

Manifestamos também nosso agradecimento e respeito aos professores e gestores que organizaram a OBMEP 2012 em sua escola, que prepararam os alunos, que aplicaram e corrigiram as provas da 1a. Fase e que incentivaram os classificados a participar da 2a. Fase.

Cordialmente.

Coordenação Geral
OBMEP



quarta-feira, 6 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher celebrado pela Educação



Dia Internacional da Mulher celebrado pela Educação

Em conjunto com a Secretaria de Administração, será feita na próxima sexta-feira (8/03/13), uma homenagem às funcionárias da prefeitura.

Rosas coloridas, que expressam as diferentes personalidades femininas, e um cartão de parabéns. É desta forma que as funcionárias da Prefeitura de Florianópolis, do prédio da rua Conselheiro Mafra, serão recepcionadas na sexta-feira pela manhã (08/03/13),  Dia Internacional da Mulher.  O evento, em conjunto com a Secretaria de Administração, faz parte do projeto de humanização da Secretaria de Educação. “Com esse gesto, queremos demonstrar para as profissionais da administração pública o quanto é importante o papel de cada uma na sociedade”, destaca a coordenadora do projeto, professora Dória Conceição de Moraes Vicente.

Um cartaz, concebido pelo designer Leopoldo Nogueira, enfoca as diferentes profissões das mulheres. O material será encaminhado para as escolas, creches e núcleos de educação infantil da rede municipal de ensino. O projeto de humanização tem como marco inicial o Dia Internacional da Mulher, mas pretende celebrar outras datas, como a Páscoa, Dia das mães e Dia dos Namorados.

Patrícia é mãe de Emily (foto), Daniel e Bruna, alunos da Escola Beatriz

A luta do sexo feminino

Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no dia 8 de Março de 1857, operárias têxteis ocuparam a fábrica que trabalhavam reivindicando, por uma redução no horário de mais de 16 horas por dia, além de salários melhores, já que recebiam menos de um terço do salário dos homens. Cerca de 130 funcionárias foram trancadas dentro da fábrica, e morreram em um incêndio. Em 1910, em uma conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, ficou decidido que em homenagem àquelas trabalhadoras, seria comemorado em 8 de Março o"Dia Internacional da Mulher".

Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

Reproduzido de Assessoria SME/PMF
06 mar 2013

terça-feira, 5 de março de 2013

Convite REM/SC - Mesa-redonda Museu e Educação: diálogos para a construção do Programa Nacional de Educação Museal – PNEM


9ª OBMEP: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2013



9ª. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Estão abertas as inscrições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2013, dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.

Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.obmep.org.br e se encerram em 05/04/2013.

Confira o vídeo na Central de Mídia do MEC clicando aqui.

Fale com seu professor, Inscreva-se e Participe!

Acesse a página da OBMEP clicando aqui, e o Facebook clicando ali.

sábado, 2 de março de 2013

Dicas para incentivar seu filho a ler todos os dias e, assim, ter amor pelos livros




Literatura

Como ensinar a seu filho que ler é um prazer
Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa ler maiores são chances de se tornar um leitor assíduo
Dicas para incentivar seu filho a ler todos os dias e, assim, ter amor pelos livros

18/02/2013 14:52

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. Você pode encontrar boas dicas de livros em nossa biblioteca básica de leitura (Abril)!

Para ler, clique nos itens abaixo:


Reproduzido em parte de Educar para Crescer/Abril
02 mar 2013

Foto: Marcela Briotto

Conheça também:


Barca dos Livros . Lagoa da Conceição . Florianópolis

Inaugurada em fevereiro de 2007, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, a Barca dos Livros – Porto de Leituras é uma biblioteca comunitária mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Possui um acervo de mais de 10.000 livros catalogados e um premiado programa de incentivo à leitura. A Barca dos Livros está aberta de terça-feira à sábado das 14 às 20 h.

Para visitar a página da Internet da Barca dos Livros clique aqui.